AABNH Associacao dos Amigos Botonistas de Novo Hamburgo

AABNH Associacao dos Amigos Botonistas de Novo Hamburgo

quinta-feira, 28 de junho de 2012

No Internacional...

Outra foto que ajuda a contar a história do Vale do Sinos no FUTMESA.
Do arquivo particular de Alexandre Cardoso (Dosão).

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sugestões de Jefferson Cabelo...

SUGESTÕES DE MUDANÇAS PARA A MELHORIA DA REGRA GAÚCHA DE FUTEBOL DE MESA


Porto Alegre, 20 De Junho de 2012.

Jefferson Riffel

Twitter: @JeffRiffel

Como é de se esperar, a evolução e o tempo se encarregam de solicitar os momentos certos para corrigirmos o que precisa ser melhorado. Como praticante de futebol de mesa ou “BOTÃO” tenho percebido que muitos manifestam de forma errada suas idéias ou sugestões. Só posso entender dessa forma, uma vez que trata-se de um esporte com muito poucos adeptos, o que facilita a administração.

Nunca me envolvi de fato com os assuntos relativos ao interesse do esporte, pois meu tempo permitia somente participar aceitando as imposições e delegações das pessoas que mais se envolviam. Nesse meio tempo me veio a cabeça a POLÍTICA, onde muitos se omitem deixando para poucos e com discernimento duvidoso até porque fica difícil mensurar e garantir algo do que desconhecemos, não concordam?! (Apenas uma analogia)

Mas fica claro que é muito melhor participar do que esperar que os outros façam as escolhas por nós, e estejamos nos limitando ás críticas, motivo desta minha manifestação.

Vejo que existem organizações, sedes, equipes que são encabeçadas por líderes. Percebo que está muito fácil administrar os conflitos existentes e darei aqui algumas sugestões para a melhoria do esporte. Antes de mencionar os tópicos que vejo como principais e prioritários, sugiro que cada equipe tenha sempre dois representantes para que na ausência de um o outro assuma interinamente, mas havendo sempre a necessidade de dois votos por equipe para que sejam decididas as mudanças e melhorias do esporte. Inaugurando um comitê composto por um grupo formado pelos dois representantes de cada equipe, estas decisões seriam discutidas entre as equipes e posteriormente representadas pelos votos dos líderes. Só estariam sujeitos ao cargo de Presidente e Vice , líderes que estejam ou façam parte destas lideranças.

Das críticas que venho a fazer e buscar apoio para melhorarmos a desportividade, as coloco por ordem de importância:

1º DA LATERAL CEDIDA:

A regra gaúcha é em demasiado defensiva, e o fato da falta de recurso para cobrir e/ou colocar tecnicamente a bola em posição á seu benefício cedendo deveria beneficiar a criatividade de quem busca o momento mais especial do jogo que é o gol. Em virtude da regra permitir o mau uso do recurso de ceder fazendo com que se bata “colado” ao botão, impede o ofensividade e prejudica o andamento natural do jogo. A sugestão para o caso é de ao ceder, se utilize da distância de um goleiro permitindo a cobrança “livre” em penalidade á falta de capacidade momentânea técnica do jogador que a cedeu, independente do lado a ser cedido.

2º DA ELIMINAÇÃO DO PEDIDO DE FICHA PARA EVITAR A FALTA TÉCNICA A NÃO SER QUE HAJA POSSIBILIDADE DA FICHA DO JOGADOR BATER NO BOTÃO ADVERSÁRIO:

Já observei por diversas vezes pedirem ficha de botão a fim de permitir abrir espaço para “abrir caminho e passagem para o botão” que é outra falha existente na regra. Neste caso dão ficha para evitar fazer a falta, não evitar falta técnica. Minha opinião perante esta situação é de legítimo absurdo, e que teria sido esta criada sem a busca na origem e/ou fim, apenas por impulso. Não critico a pessoa(s) que decidiram, apenas a idéia que se mostra totalmente equivocada e descabida.Este seria um passo importantíssimo para a evolução do futebol de mesa.

3º DA ELIMINAÇÃO OU IMPEDIR A CASINHA COMO RECURSO ANTI-JOGO:

Alguns reclamam que a casinha é um recurso que atrapalha e prejudica o jogo do botão. Em meu ponto de vista somente aquele que não acredita em sí e na sua jogada, faz como fim negativo impedindo a ação do adversário e que por sua vez, como medida antidesportiva. Sou fã deste tipo de jogada e acho que são poucos os que conseguem fazer com maestria este brilhante tipo de jogada. Como esta é uma opinião própria, e muitos discordam, acho que podemos adotar algo que possuía e dava um resultado eficaz na regra do passe, que era a ficha auxiliar de 6 cm. Creio que seja a única medida que permita e ou auxilie aqueles que discordam da jogada como técnica. Claro que surgirão botões menores para facilitar o acesso, ocorrerá mudanças, mas é a busca pelo equilíbrio. Mas algo nisso me causa estranheza, se tantos reclamam de tal jogada, porque permitem a criação das mesmas e não jogam ofensivamente, forçando que esta preocupação fique para os outros?

Não seria interessante a reflexão sobre?

Boa semana á todos, e pensem nisso!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Na varzea, em Sao Leopoldo

Esse post é dedicado ao amigo Julio Costa, que esta semana perdeu seu pai... Ele é o sexto em pé.
Já Paulo Silveira é o primeiro, agachado.
Segundo Silveira, Julio foi um grande zagueiro e devia ter sido profissional.
Essa foto é no campo do Nacional e o fardamento é do glorioso Aimoré!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cabelo Vence no Museu do Esporte

 Fica o registro do título merecido desse gigante do futebol de mesa!

 Os outros representantes da AABNH no torneio.
 É uma honra ter vc na nossa equipe!
PARA A NOSSSSAAAAAAAAAAAAAA ALEGRIAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Ranking 2012 - Nova Parcial

Após os 2 torneios disputados (Copa Vale do Sinos e Cidade de Novo Hamburgo) o ranking da AABNH está assim como mostra a tabela acima.

domingo, 10 de junho de 2012

Miguel Vence a Copa Cidade de Novo Hamburgo


Ao bater a forte equipe do PTB, de Paulo Silveira, nos penais, o Galo de Miguel venceu o segundo torneio oficial interno da AABNH/2012.
Na decisão do terceiro lugar o Aimoré/Salomão bateu o Napoli de Emanoel por 2x0.
Vale registro de que ambas semifinais foram decididas nos penaltis.
Confira belas fotos do torneio no http://www.rsesportes.com.br/noticias.php?id=336 , que vem fazendo uma parceria com a associação.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Praiano em Capão da Canoa

 Não sabemos ao certo o ano dessa edição mas certamente foi uma das primeiras...
 Grandes botonistas da região do Vale, alguns em início na regra gaúcha!
 Evento no excelente Hotel Monteiro.
Bons Tempos!